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Negociação: 5 passos para conquistar seu cliente e deixá-lo feliz

Nos dias de crise como os atuais, conseguir alavancar as vendas é algo bem desafiador. Dessa forma, espera-se que as empresas desenvolvam diferenciais para conseguir impulsionar seus serviços ou produtos ofertados.

Dentro das estratégias adotadas, existe uma que normalmente tem um retorno de resultado impressionante: conquistar um cliente! Parece trivial, mas esta simples ação pode fazer toda a diferença. Sendo assim, veja abaixo os cinco passos para deixar sua clientela feliz e, consequentemente, desenvolver os seus negócios:

 

1) Ter uma equipe de vendas capacitada 

Hoje em dia existem inúmeras empresas de cada setor que, muitas vezes, oferecem o mesmo serviço. Deste modo, o seu diferencial pode estar atrelado ao atendimento.

Ao capacitar sua equipe de vendas, ela não somente será responsável por vender um simples projeto, mas sim, uma experiência única e de forma personalizada para cada cliente. O simples bom humor, boa capacidade de relacionamento, conhecimento do produto e da empresa já são algumas das habilidades que sua equipe deve ter.

Neste sentido, promova sempre treinamentos e/ou encontros com ela frequentemente para alinhar as metas e manter um padrão de qualidade de atendimentos. O cliente terá dúvidas e receios, portanto, ter uma equipe qualificada transmitirá credibilidade a ele, o que resultará em satisfação.

 

Crédito: Freepik

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2) Oferecer produtos e serviços de qualidade

Você contrata uma empresa para fazer a sua casa dos sonhos, investe o seu tempo e dinheiro nisso e no final o resultado não foi dos melhores: o acabamento não ficou adequado, o jardim não foi satisfatório e você fica completamente irrealizado com o serviço. Indicaria essa empresa para alguém?

A primeira impressão é a que fica e as chances de se voltar a fazer negócio com uma empresa que não atingiu suas expectativas de primeira são quase nulas. Dessa forma, é fundamental que seus produtos e serviços sejam excelentes para que todos os seus clientes fiquem sempre felizes com o resultado, indiquem sua empresa e, quem sabe, voltem a fazer negócio em oportunidades futuras.

 

3) Custo Benefício

Nada melhor do que comprar algo sabendo que fez um bom negócio e, normalmente, a noção coletiva de um “bom negócio” está atrelada ao preço. Dessa forma, oferecer um que seja competitivo e, consequentemente, atrativo é muito importante para conquistar os seus clientes. Ninguém gosta de ser enganado e ver que na loja da frente o preço do mesmo produto é completamente diferente e mais barato. Portanto, pesquise no mercado e faça uma precificação correta para evitar tais situações.

Crédito: Freepik

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4) Vender experiências

Imagine dois salões de beleza. O salão A é reconhecido por ter anos de tradição no ramo e funcionários altamente qualificados, apresentando um bom preço competitivo. Entretanto, o cliente apenas se senta senta, recebe o corte de cabelo, paga e vai embora.

Por outro lado, o salão B, que não deixa a desejar na qualidade, é relativamente novo, mas tem um preço um pouco superior quando comparado ao demais. Porém, a maior diferença entre os dois não é o custo, e sim o simples fato do salão B não vender apenas um mero corte de cabelo e sim uma experiência incrí­vel. Ele lava o cabelo antes e depois do corte, tem bebidas à disposição do cliente e diversas televisões transmitindo os canais de preferência da clientela.

Qual salão escolher? A maior parte das pessoas escolheria o B, mesmo sendo levemente mais caro. A experiência proporcionada será única, a rotina será alterada e tudo o que ocorreu com certeza será comentado entre os amigos e conhecidos dos frequentadores.

Nesse sentido, a experiência superou a tradição e conquistou os clientes. Portanto, aposte em inovações e invista em ideias! Vender experiências novas é muito mais enriquecedor quando comparado às práticas comuns.

 

5) Pós atendimento

Ligue para os seus clientes! Pergunte a eles o que eles gostaram e não gostaram do seu atendimento, do seu serviço, se as expectativas foram cumpridas, se os resultados estão vingando… São dois minutos do tempo de seu cliente que podem lhe trazer resultados bem interessantes.

Aprender com os erros e crescer com sugestões são formas muito importantes de progredir! Mas lembre-se, não desenvolva um texto ou um questionário padrão para ser seguido a cada ligação: cada cliente é único e essa sensação é muito importante para que eles se sintam cativados e fiquem felizes!

Crédito: Freepik

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Por fim, é importante ressaltar que essas são apenas algumas dicas de como conquistar seus clientes e assim, alavancar seus negócios! Existem diversas outras estratégias que podem ser usadas, mas com certeza a aplicação de todos os pontos aqui abordados contribuirão e muito para este objetivo.

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estaremos felizes em ajudá-lo(a).

 

 

By | 2017-11-19T17:55:19+00:00 novembro 19th, 2017|Mercado de Trabalho|0 Comentários

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Victor Camargos

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