Início/RSE/Por que devo incentivar Responsabilidade Social na minha empresa?

Por que devo incentivar Responsabilidade Social na minha empresa?

Não é de hoje que a responsabilidade social empresarial faz a diferença no dia a dia das empresas. Desde a década de 90, as causas sociais são tratadas por este setor no Brasil com tanta importância quanto as causas econômicas. Além disso, com a evolução do mercado, é nítida a exigência de ética, transparência e qualidade ambiental nos negócios. 

Existem três fatores marcantes na atualidade que fomentam essa prática dentro de empresas:

  1. O avanço tecnológico

Com o uso mais difundido de telefone, internet, televisão, redes sociais, etc,  as telecomunicações possibilitaram a redução das distâncias globais e permitiram uma maior troca de informações entre pessoas e empresas.

  1.  O avanço educacional

O número crescente de pessoas frequentando escolas, oportunidades de diferentes formas de ensino e a busca por aprendizado, geraram novas exigências e formas inovadoras de empreender.

  1. A criação de ONGs e associações

Hoje, milhões de pessoas estão organizadas pelo mundo, reunidas em associações e organizações não-governamentais (ONGs), mobilizadas pela defesa de seus direitos e interesses, tanto no âmbito social quanto no âmbito ambiental, e pressionando a sociedade a agir de forma mais justa e responsável.  

Créditos: http://www.nutriceler.com

Créditos: http://www.nutriceler.com

Para começar, o que é responsabilidade social empresarial (RSE)? 

Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de beneficiar a sociedade em que está inserida, incluindo tanto os agentes externos (clientes, cidade, bairros) quanto agentes internos (funcionários e famílias, visitantes).  

É um compromisso que se assume para afirmar seus valores e metas, visando não apenas o crescimento da empresa no âmbito financeiro, mas especialmente um crescimento social. Trata-se de uma iniciativa voluntária e de um processo contínuo, que não está ligado somente à doações de caridade temporárias (filantropia), mas um trabalho que preza pela redução constante de impactos negativos no meio ambiente e comunidades.

E por que é importante exercer a responsabilidade social empresarial?

Créditos: http://www.petadm.ufc.br

Créditos: http://www.petadm.ufc.br

Hoje, vivemos em um cenário em que a concentração de renda se tornou um problema gritante, em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Dessa forma, as empresas, como grandes agentes do desenvolvimento econômico atual, tornam-se componentes essenciais para implantar mudanças satisfatórias na sociedade.

Justamente por terem tanta influência no cenário econômico, elas influenciam muito no comportamento de uma sociedade e, portanto, têm um papel fundamental na criação de uma Consciência Global, combatendo a injustiça social, auxiliando na garantia de uma sociedade mais igualitária, no acesso de todos aos Direitos Humanos, e na preservação do meio ambiente e patrimônio cultural. A tendência agora é que o crescimento econômico não consiga se sustentar sem uma equivalência social e ambiental, assim como programas socioambientais não se mantém sem o devido equilíbrio econômico da empresa.

Mas o que minha empresa ganha com isso?

A Responsabilidade Social Empresarial, é sim, um grande agente de promoção de benefícios para a sociedade mas é também uma ferramenta que traz várias vantagens para a empresa que a realiza. Aqui, podemos citar 8 motivos para se aplicar o RSE na sua empresa.

  1. Criação de um bom relacionamento com a comunidade

Uma empresa que preza não só pela promoção dos seus produtos, mas se preocupa com a comunidade afetada, acaba conquistando a atenção e simpatia daquela população, aumentando a satisfação de seus clientes.

  1.  Valorização do produto/serviço

A partir do momento que um produto ou serviço vem de uma empresa com Responsabilidade Social bem estruturada e divulgada, o mesmo passa mais credibilidade e confiança ao cliente, sendo altamente valorizado perante uma grande parcela dos consumidores e até tornando-os mais fiel a marca, ganhando vantagens competitivas perante seus concorrentes.

  1. Garantia da não escassez dos próprios recursos

A Responsabilidade Social também inclui uma gestão interna responsável e sustentável. Uma vez aplicada corretamente, não só permite um planejamento melhor dos insumos necessários como garante que a utilização dos mesmos ocorra de forma a não esgotá-los rapidamente.

  1. Motivação dos funcionários

Trabalhar para uma empresa com visão fora da caixa, que pensa no próximo e em seus empregados e realiza ações fora de sua atividade comum, que impactem positivamente a sociedade é muito mais interessante, não é mesmo?

  1. Amadurecimento da empresa

Uma empresa que desenvolve a capacidade de pensar num conjunto social que ela se insere, ao invés de pensar apenas nela própria, é uma empresa já mais amadurecida organizacionalmente.

  1. Ganho de incentivos governamentais

Empresas que promovem o desenvolvimento sustentável e apoiam a sociedade estão mais dispostas a ganhar incentivos oferecidos pelo governo, como diminuição dos encargos fiscais, imunidades ou isenções tributárias.

  1. Sujeito à menos processos judiciais

Justamente pelo melhor relacionamento com a comunidade e com o governo, empresas socialmente responsáveis são menos propícias a litígios ou problemas judiciais.

  1.  Ganhos de imagem para a empresa

A sociedade em geral é consciente sobre os impactos de suas ações no meio em que vivem, mas a maior parte não está engajada para tentar reverter ou minimizar a situação. As empresas também caminham nesse sentido, uma vez que geram alterações no meio ambiente e muitas vezes não se responsabilizam por isso.  Assim, se sua empresa é uma que quer fazer diferente e tem ações de RSE, você chama atenção do seu cliente e da mídia, transparecendo uma imagem positiva.

Pensando nesses benefícios e na importância da Responsabilidade Social Empresarial para a nossa sociedade, a EMAS Jr possui um Núcleo focado nessa vertente. Quer conhecer? Confira aqui um pouco do que fazemos ou entre em contato conosco!

By | 2017-11-08T12:05:02+00:00 setembro 10th, 2017|RSE|0 Comentários

About the Author:

Ana Beatriz Ruas

Deixe seu comentário