//9 mudanças básicas de hábito para melhorar sua qualidade de vida (e do mundo)!

9 mudanças básicas de hábito para melhorar sua qualidade de vida (e do mundo)!

Já pensou se pequenas atitudes diárias fossem capazes de melhorar sua qualidade de vida? Nesse sentido, confira abaixo algumas delas e passe a adotá-las o hoje mesmo!

 

1. Faça uso de caronas solidárias

Carro

Créditos: Freepik

Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto, mas podemos usá-lo de forma mais eficiente. Portanto, você já pensou em praticar caronas solidárias? Por exemplo: combinar com os amigos da faculdade de irem todos no mesmo carro. Além disso, é importante comprar um veículo adequado às suas necessidades, já que carros muito grandes, poluem mais o nosso meio ambiente.

 

2. Jogue o lixo no lixo

Todo mundo sabe que descartar resíduos no chão é falta de educação, mas, acima disso, as consequências dessa atitude são garantidas. Os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos. Isso tudo pode, ainda, acarretar em várias doenças.

Além disso, mesmo a disposição deles no chão pode gerar mau odores e atrair organismos proliferadores de doenças, como baratas e ratos.

 

3. Aproveite a luz do sol

Viva seu dia com luz natural! Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa, seu local de trabalho, em vez de acender lâmpadas. Além de ser saudável e fazer muito bem ao seu humor e bem estar, você vai economizar energia e dinheiro no final do mês!

Luz natural do Sol

Créditos: Freepik

4. Recicle e reaproveite seus resíduos

Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair de casa comprando tudo e jogando o que sobrou e ficou velho e obsoleto no lixo. Com essas atitudes você pode combater o desperdício. Aqui, você pode ver 7 ideias de reciclagem fáceis de fazer em casa, e aplica-las o quanto antes para evitar este problema!

 

horta-vertical

Créditos: Viva Decora

5. Construa uma horta vertical

Cultivar pequenas plantas em vasos dentro de casa, além de ser uma atividade relaxante, possibilita que você possa colher ervas e hortaliças frescas e orgânicas na sua própria casa. Além de tudo, é bem fácil e rápido de fazer. Confira aqui!

 

6. Leve sua própria sacola para fazer compras

Já tivemos em Belo Horizonte uma lei que proibia a venda de sacolas plásticas nos supermercados. Entretanto, a lei não está mais em vigor, o que não significa que a conscientização gerada deva acabar! Afinal, é um ato simples e pequeno que faz uma grande diferença na geração de lixo e no desperdício de sacolas.

 

7. Diminua o uso de plásticos descartáveis

Não há necessidade de pegar um copo descartável toda vez em que vamos beber água no trabalho em qualquer outro lugar. Para mudar isso, basta adotar pequenos hábitos mais ecológicos. Por exemplo, sair de casa sempre com uma garrafinha de água ou deixar uma caneca no trabalho. Outra dica é encher a garrafa pela metade, pois não conseguimos beber todo o líquido enquanto está frio e acabamos desperdiçando água, por ela estar quente.

 

8. Reutilize o óleo da cozinha para fazer sabão

O óleo de cozinha pode ser reutilizado por você e ainda trazer economia na hora das compras. Existem diversas receitas de sabão caseiro e sabão líquido feito a partir de óleo, que podem ser utilizados como lava-roupas e como detergente.

 

9. Faça uma composteira

chegou-composteira-525

Créditos: Ecycle

A última dica é a Composteira. É simples de fazer e pode ser do tamanho do espaço que estiver disponível na sua casa. Além de diminuir os resíduos orgânicos que vão para o lixo, os produtos da composteira são o adubo (para colocar na sua Horta Vertical, por exemplo) e fertilizante líquido. Saiba mais sobre composteira.

 

 

Depois dessas atitudes se tornarem hábito, você estará contribuindo com um meio-ambiente mais equilibrado e uma melhor qualidade da sua vida. Qualquer dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

By | 2018-06-06T12:16:07+00:00 20 de agosto, 2017|Dicas|0 Comentários

About the Author:

Ana Letícia Aguiar

Deixe seu comentário