//Alvará de Funcionamento: a chave para o sucesso do seu negócio

Alvará de Funcionamento: a chave para o sucesso do seu negócio

Quem já abriu ou tentou abrir uma empresa sabe: a burocracia para montar seu próprio negócio no Brasil é grande. Dentre os vários documentos exigidos pela legislação, o alvará de funcionamento é um dos mais importantes. Afinal, ele garante que todo o imóvel esteja preparado para atender os serviços que você deseja oferecer.

O que muitos não pensam é que, além disso, o alvará irá maximizar os resultados do seu negócio. Ou seja, ainda que burocrático, esse processo ajuda você a se precaver contra possíveis sinistros e autuações. Nesse sentido, entenda o porquê disso neste texto.

 

Segurança

Quando tratamos de um estabelecimento comercial a segurança é um dos tópicos que necessita de maior atenção. Pensando nisso, com a obtenção do alvará se torna peça-chave. Com ele, você assegura que todos os aspectos relacionados à segurança no seu negócio não estão sendo negligenciados. Isso inclui tanto segurança física de clientes ou funcionários quanto a segurança financeira do seu estabelecimento.

  • Segurança Financeira
    Alvará de fucionamento

    Créditos: Freepik

Após a abertura de um negócio, sabemos que o investimento do empreendedor é muito maior do que o faturamento inicial da empresa propriamente dito. Inúmeros são os investimentos em espaço físico, maquinário, recursos humanos e taxas governamentais. Agora, imagine em meio a tanto investimento você ser surpreendido com uma autuação do órgão competente? Esse gasto não planejado pode colocar todo o seu sonho de negócio em risco! Portanto, obter o alvará é fundamental para evitar essa situação.

  • Segurança de Clientes e Funcionários

Além da segurança financeira, a segurança de clientes e funcionários é extremamente necessária para o sucesso de um negócio. Infelizmente, estamos sujeitos a acontecimentos inesperados a todo momento e, por isso, é extremamente importante que você, empreendedor, se atente a esse ponto. Afinal, como obter sucesso se seus clientes e funcionários não têm segurança no seu estabelecimento?

É válido frisar que, com o alvará de funcionamento em mãos, o órgão competente atesta que você tem condições seguras de receber tanto funcionários quanto clientes!

 

Credibilidade Junto a Colaboradores

Credibilidade com colaboradores

Créditos: Freepik

Não é novidade que o sucesso de um negócio está intrinsecamente ligado a sua credibilidade junto aos colaboradores. Sabemos que o melhor marketing que existe para um estabelecimento é a divulgação de um cliente satisfeito. Uma pessoa que usufruiu do seu serviço e foi atendido conforme (ou além de) suas expectativas tende a indicá-lo para os conhecidos, que muito provavelmente também se tornarão seus clientes!

Sabendo disso, é importante prezar pela confiança dos seus clientes e funcionários. Cada dia mais, as pessoas estão com maior acesso a informação e maior clareza de pensamentos. Hoje, grande parte dos seus possíveis clientes são pessoas atentas aos impactos ambientais causados por empreendimentos. Além disso, todos os seus clientes com certeza se preocupam com a segurança que o local que frequentam proporciona a eles. Assim, como convencê-los de que você se preocupa com a segurança e com os impactos ambientais do seu negócio sem um alvará de funcionamento?

 

Organização

Se você quiser abrir um negócio, além da necessidade de credibilidade junto a colaboradores, deve se atentar a alguns aspectos que são indispensáveis. Dentre esses aspectos, com certeza a organização ao gerir o seu estabelecimento é imprescindível.

Existem diversos métodos que as empresas de sucesso utilizam para tornar o seu ambiente de trabalho mais organizado, como o mapeamento e a padronização de processos e a metodologia dos 5S. O que muitos empreendedores não sabem é que a organização de uma empresa deve começar no instante em que ela é aberta.

Já pensou como seria se você desse entrada em toda a documentação necessária para abrir o seu estabelecimento e a perdesse? De que maneira as metodologias de organização utilizadas no mercado ajudarão sua empresa a se estruturar melhor se você não possuir os documentos básicos? Por isso, a organização do seu negócio começa no instante em que você obtém o alvará de funcionamento. Tenha certeza que é essa preocupação com a sua organização que vai impactar diretamente no resultado final da sua empresa!

 

Pensamento a Longo Prazo

Sucesso do negócio

Créditos: Freepik

Dessa forma, para  se diferenciar dos seus concorrentes e se destacar no cenário escolhido, é preciso se atentar a todos os pontos citados acima! A atenção aos pequenos detalhes é que vai colocar você à frente do seu concorrente futuramente. É, também, o que vai concretizar o sucesso do seu negócio. Assim, o primeiro passo para tudo, é a obtenção do seu alvará de funcionamento!

 

Percebeu o quanto o alvará de funcionamento vai ajudar o seu negócio a crescer? Tem alguma dúvida sobre como solicitar o alvará de funcionamento? Converse conosco! Será um prazer auxiliá-lo a entender um pouco mais sobre esse processo.

By | 2018-06-06T12:06:55+00:00 13 de agosto, 2017|Projetos|0 Comentários

Share This Story, Choose Your Platform!

About the Author:

Matheus Tolentino

Deixe seu comentário