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Feedback: como manter amigos e desenvolver pessoas

No dia-a-dia, damos e recebemos conselhos e críticas a todo momento, o que pode ser visto como uma devolutiva sobre nossas ações – um feedback. Ele é necessário para o crescimento do ser humano e para a saúde das relações interpessoais.

Em uma empresa, essa prática é indispensável para o trabalho em equipe e para desenvolver pessoas! Reflita: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Por isso, não importa se você é um líder ou não, se quiser alcançar bons resultados e manter bons relacionamentosfeedbacks de qualidade para as pessoas ao seu redor. Parece uma tarefa difícil, mas com a prática pode se tornar natural.

Feedback

Créditos: No Dia a Dia

Via de Mão Dupla

Feedback é uma palavra em inglês cuja tradução mais próxima é retroalimentação. Podemos considerá-lo como uma reorientação para a melhoria. Mas por que via de mão dupla?

Um feedback não é um monólogo, em que apenas o emissor (quem dá o feedback) faz críticas e elogios e o receptor (quem recebe) não tem voz. Ele deve ser um diálogo (com dois interlocutores) e as melhorias precisam ser construídas em conjunto.

 

Amizades e Desenvolvimento

Como já descrito anteriormente, ambientes em cujos hábitos se perpetua a cultura do feedback são mais propensos ao desenvolvimento mais eficiente, portanto a ferramenta é uma ótima maneira de desencadear um crescimento profissional e pessoal, nos mais infinitos assuntos. Pode ser a peça chave para que um indivíduo aprimore sua habilidade organizacional, por exemplo, ao passo que para outro pode ser o caminho para que se tenha a sua postura mais desenvolta.

Além do mais,feedback não desenvolve apenas quem o recebe. Conceder também é uma tarefa que pode ser muito difícil, ainda mais quando o feedback a ser dado é construtivo. Isso exige a habilidade de conciliar liderança, pulso e firme e empatia. E por envolver tantas variáveis, não pode ser dito de qualquer maneira.

É necessário zelar pelas palavras certas, que não desmotivem quem está ouvindo e sim forneça ainda mais motivação para que o indivíduo busque melhorar como pessoa. E por isso, essa cultura está tão atrelada às amizades também.Via de mão dupla: ser emissor e receptor

Quem fornece o feedback demonstra, dentre outros fatores, preocupação com o receptor, desejando que este alcance um determinado crescimento.

Além disso, quando ele é construtivo, transmite reconhecimento, uma nobre e poderosa atitude capaz de empoderar os reconhecidos.

Dessa forma, não é à toa que os feedbacks também são ótimas maneiras de estreitar seus laços com as outras pessoas.

Mas como saber se o que você quer dizer vale a pena? Tenha em mente que para ser eficaz, ele deve ser positivo (para reforçar um comportamento) ou corretivo (para modificar um comportamento). Aqueles insignificantes, vagos ou ofensivos não valem a pena!

Abaixo, entenda um pouco mais de como aplicar tudo o que foi explicado acima, na prática:

 

Passo a Passo

O passo-a-passo para um feedback pode ser resumido na ideia da PONTE:

Planejar: organize informações e fatos, prepare o que vai dizer, saiba exemplificar com situações;

Orientar: direcione e estimule a melhoria de desempenho do seu interlocutor;

Negociar: combine mudanças e até mesmo prazos, conversando e lembrando sempre das possibilidades e limitações individuais;

Transformar: tente mudar pessoas e equipes sempre para melhor;

Educar: faça do feedback uma forma de aprendizado.

Ponte

Créditos: Freepik

O que não Fazer

  • Monólogo: jamais deixe de ouvir seu interlocutor;
  • Feedback coletivo: elogio pode ser coletivo, mas “não existe feedback coletivo, e sim destruição em massa”. É necessário que ele ocorra individualmente, principalmente quando é corretivo;
  • Esquecer o prazo de validade: quando precisar falar sobre alguma situação pontual, não espere passar muito tempo. Seu receptor precisa lembrar e entender sobre o que você está falando.

 

Técnicas

  • Behavior+Impact+Outcome: tente citar primeiro o comportamento ou ação observados, depois os impactos e resultados que isso gerou. É importante ainda tentar orientar logo em seguida. Exemplo: “Observei ontem na reunião de apresentação do produto que você estava um pouco inseguro, isso pode ter causado a impressão de que não estávamos bem preparados. O que acha de procurar desenvolver mais sua oratória? Posso te ajudar!”
  • 3 por 1: se possível, procure intercalar três qualidades com um defeito;
  • Sandwich: se não for possível aplicar “3 por 1”, intercale uma qualidade com um defeito;

Pergunta: lembre-se sempre de perguntar a opinião de seu interlocutor sobre o que você está dizendo.

Créditos: www.criadoresdeconteudo.com.br

Créditos: Criadores de Conteúdo

 

Saiba receber um Feedback

Todos nós precisamos de feedbacks. Portanto, tão importante quando saber passar é saber receber um feedback. Esteja sempre aberto para ouvir sugestões de melhoria e não se chateie com quem te dá uma orientação corretiva. Lembre-se: não há desenvolvimento sem feedback, ele está presente para estimular o crescimento e estreitar os laços de relacionamento!

Se interessou pelo assunto? Procure a Emas Júnior! Nossos membros adotam a prática do feedback e isso contribui a cada dia para nosso desenvolvimento e formação de profissionais com potencial realizador.

By | 2018-04-10T18:12:02+00:00 julho 2nd, 2017|Dicas, MEJ|0 Comentários

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