Início/Equipe, MEJ/Você sabe o que é uma empresa júnior?

Você sabe o que é uma empresa júnior?

empresa junior

As empresas juniores (EJs) surgiram em 1967 na França como associações sem fins lucrativos. O movimento veio para o Brasil na década de 80 e, desde então, espalhou-se pelas universidades de todo o país como resposta à necessidade dos alunos de aplicar o conteúdo adquirido dentro da sala de aula e gerar impacto na sociedade.

Organizadas pelos próprios estudantes dos cursos de graduação, as EJs funcionam como uma alternativa, frente ao mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, para preparar seus membros para a vida profissional. A EMAS JR CONSULTORIA é uma das centenas de EJs que existem no Brasil hoje e, assim como todas elas, trabalha para ser protagonista da transformação do país.

Afinal, o que é uma Empresa Júnior?

Legalmente, é uma organização sem fins lucrativos. Juridicamente, com a aprovação da Lei das Empresas Juniores, é uma categoria específica de empresas. Já para os membros das EJs de todo o Brasil, é uma experiência única, que abre inúmeras portas para o mundo do empreendedorismo e da inovação.

Para ser fundada, a empresa júnior precisa ter o reconhecimento de uma Instituição de Ensino Superior e um CNPJ. Por serem compostas exclusivamente por alunos universitários, o respaldo técnico de professores e profissionais formados é fundamental para que os estudantes realizem projetos.

As empresas juniores abrangem áreas tão variadas quanto o leque de cursos existentes no Ensino Superior brasileiro: existem empresas juniores de Engenharia, Veterinária, Comunicação, Economia, Administração, Moda, Medicina… O que vale é a vontade de fazer a diferença!

Além disso, o desafio de lidar com o cotidiano corporativo é tratado pelos jovens de uma forma diferente e criativa. Enquanto na realidade das empresas seniores, muitas vezes, a competição e o lucro são quase mantras do sucesso, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) nos convida a reavaliar como tratamos nossas empresas e, principalmente, todo o ambiente em que estamos inseridos.

Rede e Desenvolvimento Colaborativo: o movimento Empresa Júnior 

Mais do que se conectar com pessoas da sua própria empresa júnior, o Movimento traz como princípio a conexão e o crescimento de todos os empresários juniores do Brasil e do Mundo. O desenvolvimento é em rede e todos estão unidos em busca de um mesmo resultado: gerar impacto.

Isso significa que as próprias EJs buscam trabalhar em conjunto, para que os conhecimentos sejam compartilhados e, com isso, todo o movimento seja fortalecido. Nesse sentido, destaca-se a atuação da Brasil Júnior e da FEJEMG, órgãos que dão suporte ao MEJ a nível nacional e estadual, respectivamente.

Um exemplo da força dessa união foi o Junior Enterprise World Conference (Conferência Mundial de Empresas Juniores), um encontro que ocorreu em Florianópolis, em julho de 2016, e foi reconhecido pela ONU como o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. Mais de 3 mil empresários juniores de todo o Brasil se reuniram para discutir sobre mudança, impacto e sociedade. Grandes empresas brasileiras estiveram presentes no evento, além de palestrantes nacionais e internacionais, como Tiago Laifert e Ketan Makwana.

JEWC Fl

Projeto reais, desafios reais

A forma como cada projeto é realizado em uma empresa júnior é diferenciado por tratar-se de jovens que buscam o aprendizado prático. Desde o contato inicial com o cliente até a execução do projeto, cada fase é um novo desafio para os membros, que saem da zona de conforto da sala de aula para a relação direta com o mercado de trabalho.

Outro ponto forte do movimento é a estrutura horizontal de cada EJ, já que a opinião de cada membro é considerada e nenhuma boa ideia é perdida. Em um ambiente de colaboração e de construção coletiva, funcionamos como uma família e a inovação e o crescimento surgem como consequências naturais.

Como todos os membros são voluntários e desejam realizar projetos diferentes para adquirirem conhecimento em variadas áreas, o movimento conta com preços abaixo do mercado. Além disso, com todo o apoio das universidades, a garantia da qualidade do produto final é certa!

Reconhecimento nacional e parcerias de sucesso

O movimento brasileiro de empresas juniores completará seus 30 anos de existência em 2018 e houve uma evolução muito rápida desde a fundação da primeira empresa júnior do Brasil, em São Paulo, até a aprovação da Lei Empresa Júnior, em 2016.

O Movimento tem se destacado tanto pelo seu próprio impacto na sociedade na realização de projetos quanto pela formação de jovens com grande potencial de transformação. Conhecidos como pós juniores, os estudantes que passaram por empresas juniores durante a graduação encontraram no MEJ um ambiente para desenvolvimento pessoal e profissional e, depois de formados, continuam gerando o impacto que iniciaram durante a vida acadêmica. Eles estão nas Startups, nas grandes empresas e em seus próprios negócios, destacando independentemente do local de trabalho.

Junto à evolução do movimento, veio o reconhecimento e o apoio de empresas que acreditam em nossa missão, como AMBEV, KRAFT-HEINS, Banco ITAÚ e FALCONI , presentes nos encontros e eventos, ou como o Instituto de Engenharia e Gestão e a Aceleradora de Talentos, que auxiliam por meio de capacitações e treinamentos, além das próprias universidades.

Ser júnior agora para ser gigante sempre

Em meio a toda a instabilidade que o país se encontra, falar de crescimento e impacto pode parecer contraditório. Contudo, é uma premissa reforçada diariamente no cotidiano das EJs, pois lutamos diariamente para ver e ser a mudança que o Brasil precisa.

Queremos trabalhar com o microempresário, ajudá-lo a melhorar seu negócio e gerar valor para seu produto. Também desejamos ajudar pessoas que não podem recorrer a consultorias pelo alto valor de mercado. Queremos criar oportunidades.

Acreditamos que a transformação vem com muita dedicação e esforço e, por isso, comemoramos cada proposta de serviço entregue, cada projeto realizado com sucesso e cada cliente satisfeito. Sabemos que nossa missão é ousada, mas também que nossa rede é forte e que ela está se tornando gigante pela própria natureza.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse movimento que impacta cada vez mais o país? Quer saber um pouco sobre os nossos projetos e como a gente pode te ajudar? Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre a EMAS!

By | 2017-11-10T15:46:14+00:00 junho 18th, 2017|Equipe, MEJ|0 Comentários

About the Author:

Breno Coelho

Deixe seu comentário